Shabbanna Dark



Sempre curiosa e deslumbrada por danças folclóricas. Shabbanna tinha fascínio por pés descalços e dança cigana. Teve seu primeiro contato com a dança do ventre ainda criança. Com facilidade em diversas áreas artísticas e a oportunidade de estudar dança do ventre, iniciou seus estudos em 2000 com Rosilene Santos, em Taguatinga, no Distrito Federal. Apaixonada pela dança e cultura árabe, adquiriu mais conhecimentos e habilidades através de pesquisas, descobrindo o Tribal em 2006 mas inicialmente , estudou como autodidata o trabalho de diversas bailarinas e deu início aos seus trabalhos com o Tribal Fusion em 2008.

Estudou teatro em Brasília, é graduanda no curso de licenciatura Plena em artes cênicas pela Faculdade Dulcina de Moraes.

Se dedicando ao aprimoramento de sua didática e metodologia no ensino da dança. Já adotou também o Swásthya Yoga para favorecer sua dança , estudou as bases do Ballet Clássico com a professora Giselle Castro ( Ballet Brasil) , Dança-Teatro, Corpo e movimento com a bailarina Lívia Bennet – (Basirah Dança Contemporânea DF), estudou dança negra contemporânea com o Diretor e dançarino Júlio César no Centro de dança de Brasília – Athos Bulcão.

Busca inspiraração também na Dança Butô Japonesa, no teatro-dança de Pina Bausch , na metodologia de Klauss e Angel Vianna e Rudolf Van Laban e atualmente ministra aulas de tribal fusion e dança do ventre no Instituto Andréia Paula – Gama.

Sua formação na área inclui estudo com Paula Braz; diretora,coreógrafa e bailarina da Cia Xamã Tribal ( SP) Nanda Najla (MG) com a bailarina e diretora da Companhia Lunay Kilma Farias (PB) , Renata Violanti ( RJ) Karine Xavier -(RJ) Carol Schavarosk (RJ), Rhada Naschpitz (RJ) e workshops de técnicas avançadas de Tribal Fusion com o maior nome do Tribal Gótico e teatral Ariellah Aflalo (USA).

Participou da Maratona 2010 – The Fusion Brasil, Rio de Janeiro com performance de dança e fez estudos tendo mais uma vez como professora Nanda Najla ( MG ).

Também já fez parte do grupo de bailarinas do Espaço Cultural Mittelalter Taberna ,dançou em casas de shows, bares e restaurantes como Blues Pub, América Rock Club e Stadt Bier. Fazendo parte da cena gótica underground de Brasília, integra também alguns grupos de eventos e produções onde faz shows e performances adotando também como estética a vertente do Tribal Dark Fusion. O Dark Arts.

Um comentário: